CHI KUNG

CHIN-CHUNG

Chi Kung ou Qi Gong é uma prática milenar de origem chinesa com milhões de praticantes em todo o mundo. Chi Kung é definido como “qualquer treinamento ou estudo relativo ao Chi (energia) que requeira tempo de prática e muita disciplina e esforço”.

Através de exercícios físicos e respiratórios, práticas de relaxamento e auto-massagem, meditação em movimento e sentada, obtém-se inúmeros benefícios para a saúde. As técnicas podem ser realizadas em pouco tempo, pequenos espaços e por todas as idades, sendo excelentes para as pessoas que sofrem com grande pressão emocional, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível para praticar.

A origem de movimentos Chi Kung é atribuída a dois personagens que viveram na dinastia Song (960-1279). Uma é o taoísta Lu Dunbing, mestre da alquimia e integrante do grupo dos “oito imortais” (baxien). O outro é o general YueFei, criador de doze séries de exercícios para treinar suas tropas. Com o passar do tempo, os exercícios de YueFei acabariam compondo os oito do Baduanjing.  É muito provável que eles sejam uma síntese de exercícios terapêuticos que perduraram no tempo.

Porém, a compilação das sequências em oito movimentos descritos em ilustrações só ocorreu na dinastia Song. Além disso, houve grande desenvolvimento e aprimoramento das descrições no final da dinastia Qing (1644-1912). O nome expressa o valor que os chineses atribuem à prática. Dessa forma, o número oito (ba), que simboliza abrangência, não é somente um indicador da quantidade de exercícios. Ele também é uma atuação terapêutica sobre o corpo físico, emocional e mental. Os exercícios são baseados nas propriedades de leveza, flexibilidade e brilho da seda. Isso porque na época em que os tecidos eram grosseiros, a seda era considerada nobre, valiosa e resistente. A popularidade dessa prática na China recebeu, ao longo do tempo, várias versões e interpretações.

Em 2009, por exemplo, o governo chinês fundou o Chinese Health Qigong Association. Trata-se, na realidade, de uma entidade com o objetivo de pesquisar, desenvolver, renovar e divulgar a herança preciosa das práticas corporais terapêuticas deixadas por médicos e mestres da antiguidade. O Baduanjin foi um dos primeiros métodos a ser estudado e renovado por um grupo de professores da Universidade de Esportes de Beijing. Dessa análise resultou uma versão que tem relação com as necessidades atuais e mantém a essência da prática.

Fale com nosso atendimento diretamente no WhatsApp: