ACUPUNTURA

ACUPUNTURA

A acupuntura é uma das terapias que compõem a medicina tradicional chinesa, assim como a Moxa, a fitoterapia chinesa e o Tai Chi Chuan (todas com base na filosofia Taoista). Acredita-se que a energia chamada de Ki, que vem do céu (Yang) e da terra (Yin), circula por todo o corpo e que, por algum motivo, tais energias se desequilibram, causando doenças. O objetivo da acupuntura é, desse modo, manter o equilíbrio ou reequilibrar essas energias desreguladas, garantindo, assim, a saúde.

A acupuntura está fortemente relacionada com a filosofia taoista (ou daoista). No taoismo, o homem é compreendido como um ser integrado e, por isso, não pode ser estudado separadamente ou em partes ou isolado. Tudo que está nele se relaciona: seu conjunto psicofisiológico, seus pensamentos, seus sentimentos, etc., se relacionam e evoluem paralela e constantemente.

Retomando os já citados conceitos de Yin e Yang, que são, em resumo, as energias que emanam respectivamente da terra e do céu, e que influem sobre o ser, variam de acordo com a estação do ano e a região (o espaço e o tempo) onde a pessoa se encontra. Essas duas energias são, entretanto, complementares. Elas jamais podem existir individualmente. Se não existisse a terra, não existiria o céu. E ambas estão em toda a natureza.

Em geral, quanto mais externo e perto da pele, mais Yang é uma região do corpo humano, e, quanto mais interno, mais Yin uma área deve ser. Sendo assim, a medula óssea, que fica no interior do osso, é o elemento mais Yin do corpo. Nada, no entanto, é totalmente Yin, nem Yang. As variações e alternâncias enérgicas criam cinco movimentos ou potências, chamados, hoje, de “cinco elementos”. Todas as coisas que existem, segundo a teoria dos cinco elementos, são baseadas nesses cinco elementos. O homem, desse modo, também é formado pelos cinco elementos.

Fale com nosso atendimento diretamente no WhatsApp: