MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC)

MTC

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também conhecida como “medicina chinesa”, é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de Medicina Tradicional em uso na China, desenvolvidas ao longo dos milhares de anos de sua história.

O que chamamos de medicina tradicional chinesa é, na verdade, um conjunto de práticas da região do sul da Ásia. Ou seja, não é apenas um conjunto de práticas medicinais da China, mas de outras regiões como Mongólia, Tibet, Coreia, Taiwan e Japão, por exemplo.

A Medicina Chinesa (MTC) fundamenta-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica. Tendo como base o reconhecimento das leis fundamentais que governam o funcionamento do organismo humano, e sua interação com o ambiente segundo os ciclos da natureza, procura aplicar esta abordagem tanto ao tratamento das doenças, quanto à manutenção da saúde através de diversos métodos.

Alguns de seus princípios falam sobre a dualidade do Yin e Yang, a Teoria dos Cinco Elementos e como a qi ou chi (energia vital) circulam pelo corpo. Dessa forma, lidando com as doenças de maneira energética e filosófica, a MTC acredita na mudança interior. Pois, ela trata o individuo ao invés da doença, pois, é a nossa mudança interna que conduz à cura.

Ou seja, a medicina tradicional chinesa apresenta uma visão mais holística de tratamento. Sob esse ponto de vista, a doença acontece quando há um desequilíbrio entre Yin e Yang.

Segundo registros paleontológicos, a Medicina Tradicional Chinesa é praticada há mais de 3.000 anos. Durante os períodos das dinastias Yin e Shang a MTC já era praticada. Já por essas épocas incluía nos seus princípios o estudo do Yin-Yang, a teoria dos cinco elementos e do sistema de circulação da energia pelos Meridianos do corpo humano; princípios esses que foram refinados através dos séculos seguintes.

Fale com nosso atendimento diretamente no WhatsApp: